PET
HDPE
PVC
LDPE
PP
PS
AÇO INOX
ALUMÍNIO
LATÃO
COBRE
BRONZE
 
PAPEL
PAPELÃO
APARAS
OUTROS
 
 
 
RESÍDUOS
OUTROS
 
 
   
Home Empresa Missão Produtos Parceiros Contato
linha caminhao

Reciclagem PEAD :: Características e Limitações

Um dos polímeros mais utilizados com diversas aplicações.

O Polietileno (PE) é um dos polímeros mais empregados dentre as resinas termoplásticas. Obtido a partir do gás etileno ou como subproduto do processamento do petróleo, o Polietileno é um polímero plástico obtido através de um processo de polimerização em baixa ou alta pressão, sendo classificado de acordo com a sua densidade (baixa, média e alta) que produzem o PEAD (Polietileno de Alta Densidade ou o PEBD Polietileno de Baixa Densidade).

Considerada a principal variação do polietileno, o PEAD (Polietileno de Alta Densidade) tem papel central dentre todos os polímeros plásticos existentes.

Seu consumo mundial é aproximadamente 100 milhões de toneladas de materiais plásticos por ano mostram a relevância do Polietileno obtido através do processo de alta pressão situado em posição de destaque.

O PEAD tem qualidades relevantes como sua grande durabilidade, estanqueidade, resistência à corrosão e ductibilidade. Devido a flexibilidade o PEAD é menos suscetível a danos causados por oscilações extremas, como vibração e choques. NBo aspecto técnico não existem restrições para a reciclagem do PEAD. Normalmente são empregados 1,75 kg de petróleo para fazer 1 kg de PEAD.

Seu símbolo de reciclagem é o "2". Em 2007 o mercado de PEAD chegou a 30 milhões de toneladas.

O PEAD possui excelente resistência a água sem segurar o oxigênio ou o gás carbônico. A Reciclagem do PEAD rpovém de uma infinidade de origens como embalagens plásticas, barris em PEAD, brinquedos, utilidades, sacolas em PEAD e outros produtos que são selecionados, limpos, moídos, secados e transformados em granulado.

Reciclagem de PEAD (Polietileno de Alta Densidade)

Os processos de reciclagem mecânica, são mais comuns, os quais consistem em moagem, derretimento, corte e granulação de resíduos plásticos. Inicialmente, as peças plásticas devem ser selecionadas em tipos iguais de materiais antes do início efetivo do processo. O plástico selecionado é derretido e moldado em uma nova forma ou cortado em pequenos grânulos (chamados de granulados) que serão posteriormente utilizados como matéria-prima para praticamente qualquer finalidade, nos quais são excluídos hospitalar e alimentar.

Na reciclagem de plásticos deve-se observar que ao derreter polímeros diferentes, estes não se misturam facilmente, pois é necessário que sejam de um mesmo material para que o processo de mistura seja homogêneo. Plásticos diferentes tendem a não se misturar, entretando em muitos compostos pode-se usar um agente compatibilizante.

Misturadores recentes realizam a mistura de plásticos colocada em tonéis que giram com alta velocidade, o que gera calor pela fricção das partes de plásticos, fazendo com que as partes de plástico homogeneízem-se independente de sua natureza. Trata-se de uma importante nova tecnologia, que vem reduzindo custos e processos da reciclagem.

Inicialmente o PEAD não sendo reciclado, seu descarte na natureza provocava muita sujeira e poluição ambiental. Atualmente, a reciclagem de PEAD é praticada em larga escala por cooperativas e empresas de reciclagem. O processo de reciclagem do PEAD passa pelas seguintes etapas:
1º) Os produtos de PEAD são lavados e passam por um processo de prensagem;
2º) Os fardos de PEAD são triturados, gerando os flocos;
3º) Os flocos passam por um processo de extrusão, gerando os grãos aglomerados;
4º) Os grãos com aditivos são pelletizados.

Reciclagem de PEAD no Brasil

PEAD - 94.181 ton 12,27% do Total Consumido

Processo Reciclagem - No processo de fabricação de uma nova embalagem a partir de produtos PET reciclados, os materiais passam por várias etapas.
Ao receber o plástico descartado, a indústria seleciona, lava, separa, seca, e transforma por meio de extrusão, em novos produtos como vassouras, carrinhos de super-mercados, sacolas, tubos, etc

Recicla Brasil opera a reciclagem de PEAD e pode operar tanto no tratamento de reciclados pós-industrial, tratando e transformando em aglomerados ou pellets para revenda em acordo com a indústria responsável pelo descarte, como fornecedor de residuos prensados, flocos, fios, aglomerados ou pelletizados para a indústria de de produtos de reciclagem.

Simbolo Reciclagem PEAD

PEAD - Reciclagem

PEAD Flocos

PEAD Aglomerado

PEAD Pellets


Pallets - PEAD


PEAD - WPC
linha2 empilhadeira
 

Bolsa de Reciclados


A Bolsa de Reciclados RECICLA BRASIL oferece intercambio, compra e venda de Reciclados, incluindo importados.
Basta se cadastrar para poder operar, a consulta livre permite ver as ofertas sem negociar. Clique no Icone à esquerda para acessar.

icone O selo RECICLA BRASIL assegura o gerenciamento à sustentabilidade corporativa no segmento de reaproveitamento de resíduos pós-industriais, conferindo certificação de origem, materiais, processamento e ingredientes.
> Sucatas plásticos > Sucatas Metais > Sucatas Papéis > Bolsa de Reciclados